SE VOCÊ TEM UM TALENTO, TÁ ESPERANDO O QUÊ? VENHA FAZER UM DE NOSSOS CURSO!

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Algumas Palavras do Secretário da Cultura Farid Zaine

Para mim, é motivo de orgulho criar em Limeira algumas atividades que estão a projetando no cenário das atividades culturais em todo o país. É a música tendo o seu espaço, com os festivais de música (Canta Limeira, FestiAFRO e Viola de Todos os Cantos), é o teatro, conquistando o seu destaque na Mostra Municipal de Teatro e no Festival Nacional de Teatro (que, em 2011, atingiu a marca de 10.350 pessoas em 12 dias de apresentações), é a dança se consagrando com a Mostra Municipal de Dança (que teve a sua primeira edição neste ano, com a presença da São Paulo Companhia de Dança), e as artes visuais se projetando com o retorno do Salão Limeirense de Arte Contemporânea (Slac), que terá sua exposição aberta ao público no dia 14 de outubro, no Centro de Formação do Professor. Isso sem falar das dezenas de cursos que oferecemos com a Escola Municipal de Cultura e Artes, Escola Popular de Música e Escola Livre de Música, dos concertos mensais da sensacional Orquestra Sinfônica de Limeira, com regência do maestro Rodrigo Müller, da intensa programação do Teatro Vitória que, mesmo em reforma, já recebeu quase 30 mil espectadores desde a abertura da programação de 2011, dos corais e das corporações musicais Henrique Marques e Arthur Giambelli, que cada vez mais têm ganhado espaço dentro da nossa programação cultural, sobretudo, agora, com a criação do projeto “Sábado Útil”, que leva apresentações das bandas na Praça Toledo Barros todos os sábados em que o comércio fica aberto até às 18h.



Também temos dado saltos importantes na forma de nos comunicarmos com o público: temos blog (www.culturalimeira.blogspot.com), twitter (@culturalimeira) e facebook. Todas essas ferramentas têm sido atualizadas frequentemente, com o objetivo de mostrar às pessoas que Limeira possui sim uma política cultural ativa, abraçada integralmente pelo Prefeito Silvio Félix.



Sei também, como técnico da área, que esta é uma das mais ilimitadas da sociedade, ou seja, tudo o que se faz, ainda não é suficiente. Mas temos atingido metas importantes, buscando democratizar o acesso de todos à cultura.



É um prazer poder colaborar, de alguma forma, com as produções culturais de Limeira e, neste caso, destaco a atuação da Núcleo Cia de Teatro, coordenada pelo competente Jonatas Noguel, que iniciou sua militância cultural nos anos 2000, em um grupo que criei na época chamado Grupo Interescolar de Teatro (Grite), via Diretoria de Ensino. Todos os envolvidos nesta companhia vestem a camisa da cultura com muito amor, sempre com o desejo de que a nossa cidade caminhe cada vez mais para os projetos voltados à área da cultura. A todos eles, a minha admiração.



Atenciosamente,



José Farid Zaine

Secretário da Cultura

Limeira / SP

Núcleo e a Nova Peça

“A Vida Secreta das Ameixas” é apresentado
A Prefeitura, por meio da Secretaria da Cultura, apresenta o espetáculo poético “A Vida Secreta das Ameixas”, nesta sexta, 3, às 20h, no Teatro Vitória, com entrada franca. A apresentação integra a Mostra de Teatro de Limeira.


O espetáculo tem direção de Jonatas Noguel e é interpretado pelo Núcleo Cia de Teatro. A peça promete uma discussão poética, com toques de humor, visando surpreender o público.


A história se baseia em nove mulheres de gerações distintas que tem um pé de ameixa plantado em casa que produz vinho feito da fruta. Contudo, o líquido acaba gerando transtornos em suas vidas, pois as ameixas apodrecidas se relacionam com a morte e as ameixas maduras com a juventude.


Para Noguel, a Mostra teve um amadurecimento com o tempo. “Antes, os grupos participavam com o intuito de competir, hoje os grupos participam para mostrar seus trabalhos e trocar experiências entre eles”.


A classificação indicativa é de 14 anos.

Atores do “Palácio de Herodes” revelam expectativa para a Via Sacra

Frequentemente citado pelos evangelhos e na história do cristianismo, o profeta bíblico João Batista teve morte trágica. A história de seu assassinato será parte do enredo da “Via Sacra – 21 anos de paixão”. A cena acontece no núcleo do “Palácio de Herodes”, quando Salomé é induzida pela mãe Herodia a dançar para o tio, o rei Herodes, pedindo em troca a cabeça de João Batista. Para construir o perfil da tirana Herodia, são inspirações as grandes rainhas da história mundial, como Isabel I, da Inglaterra; Cleópatra; e rainhas egípcias como Hatshepsut e Nefertiti. É o que conta a atriz Kharem Karoline Domingos, de 19 anos, que interpretará a personagem.


Kharem, do Núcleo Cia. De Teatro, está envolvida com as artes cênicas há oito anos, e em 2010 participou pela primeira vez da Via Sacra. A experiência de interpretar um dos demônios da peça, juntamente com os atores Lucas Sequinato e Jéssica Souza, fez com que a atriz desejasse disputar uma nova vaga este ano. “Os testes foram difíceis, pois todas as atrizes que participaram são ótimas. É maravilhoso poder participar de um espetáculo belíssimo e cativante como a Via Sacra”, confessa.


Já Lucas Rodrigues, 20 anos, fará Herodes. Rodrigues cursa o quarto ano de teatro na Escola Municipal de Cultura e Artes Maestro Mário Tintori (Emcea). Participando da Via Sacra pela terceira vez consecutiva, o ator demonstra tranquilidade e segurança. “Estou me preparando muito, assim como todo o elenco, para manter a qualidade do espetáculo e surpreendermos o público nesta edição”, diz ele.


A “Via Sacra – 21 anos de Paixão” mostrará os últimos momentos da vida de Jesus Cristo antes de sua crucificação. Novas cenas, figurinos e coreografias prometem emocionar o público. A realização é da Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria da Cultura, e acontece de 21 a 23 de abril no Parque Cidade (ao lado do Ginásio Vô Lucato), a partir das 20h. A entrada é gratuita.

"Mãos Pálidas" ganha Mostra de Teatro



Núcleo Cia. de Teatro, grupo vencedor da Mostra, jurados e pessoal da Secretaria da Cultura após entrega do prêmio

Jonathas Noguel, com o troféu de melhor diretor, e o jurado Gerson Fontes

Paula Ibáñez, melhor atriz da Mostra com o espetáculo "Yaguaretéa", ao lado de Fábio Ribeiro, diretor de Cultura.

O espetáculo “Mãos Pálidas”, encenado pelo Núcleo Cia. de Teatro, foi o grande vencedor da 6.a Mostra Municipal de Teatro. A peça, inspirada em poemas de Carlos Drummond de Andrade, relata a história de uma família em que uma mãe e sete filhas agourentas têm um segredo.

Encerrada no último domingo, dia 8 de agosto, a mostra foi uma realização da Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria Municipal da Cultura. Já a Secretaria de Estado da Cultura e a Oficina Cultural Carlos Gomes apoiaram a iniciativa.

Com a vitória, a peça representará Limeira no Festival Nacional de Teatro, que acontece em setembro e já está com as inscrições abertas. O rigor técnico gerou a vitória do Núcleo Cia. de Teatro. O grupo revelou ter realizado vários ensaios. Ao mesmo tempo, contou com o auxílio de especialistas em literatura para levar as poesias ao palco. Um artista plástico opinou na montagem do cenário.

Foi a segunda vez consecutiva que o Núcleo Cia. de Teatro venceu a disputa. O diretor Jonathas Noguel se mostrava feliz. “Há um cuidado especial com cada detalhe nesse espetáculo”, disse Jonathas, eleito o melhor diretor. “Mãos Pálidas” levou ainda outros quatro troféus. As três melhores encenações tiveram direito a R$ 2,2 mil em dinheiro.

Uma das juradas, Luciana Mizutani, se mostrou impressionada com o nível dos espetáculos. “Foi uma escolha difícil”, disse ela, que compôs o júri ao lado de Gerson Fontes e Camilo Brunelli. Tanto que Paula Ibáñez levou o troféu de melhor atriz da mostra por “Yaguaretéa”, encenação segunda colocada. Matheus Gonçalves, de “Mãos Pálidas”, foi o melhor ator.

A noite de encerramento ocorreu com um grande público. O Núcleo de Vivência Teatral trouxe o espetáculo convidado “A Hora e a Vez de Augusto Matraga”. O núcleo é formado por crianças e adolescentes de 7 a 14 anos de idade, sob a coordenação de Daniel Martins, formado em Artes Cênicas e Letras.

O espetáculo é uma adaptação da obra de Guimarães Rosa. Ao final, a platéia aplaudiu em pé. Entre eles, estavam o prefeito de Iracemápolis, Fábio Zuza, e seu vice, Denílson Granço. A maioria dos atores é daquela cidade. Já Daniel Martins reside em Limeira.

A entrega dos prêmios foi feita pelo secretário da Cultura de Limeira, Adalberto Mansur, pelo vereador e idealizador da Mostra, Farid Zaine, e pelos diretores da Secretaria da Cultura, Juraci Soares e Fábio Ribeiro da Silva.

Para Mansur, que representou o prefeito Silvio Félix na cerimônia, “foi uma das edições mais disputadas na história da mostra”. Farid destacou o crescimento na qualidade dos espetáculos, parabenizando os grupos participantes.

Veja a seguir a relação dos premiados.

Espetáculo

1° Lugar: Mãos Pálidas (Núcleo Cia. de Teatro)
2° Lugar: Yaguaretéa (Grupo Cia. Circe)
3° Lugar: Pluft, ainda é um fantasminha (Grupo Ponta de Areia)


Melhor Direção: Jonatas Noguel (Mãos Pálidas)

Melhor Ator:
Matheus Gonçalves (Mãos Pálidas)

Melhor Atriz:
Paula Ibáñez (Yaguaretéa)

Cenografia:
Jonatas Noguel e Matheus Gonçalves (Mãos Pálidas)

Ator Coadjuvante:
Gabriel Félix (Pluft, ainda é um fantasminha)

Atriz Coadjuvante:
Ariane Martins (Ameríndia)

Iluminação:
Valdemir Correia (Trincheira Central)

Sonoplastia:
Carlos Jerônimo (Pluft, ainda é um fantasminha)

Trilha Sonora:
Felipe Henrique (Trincheira Central)

Revelação:
Airine Piceli (Pluft, ainda é um fantasminha)

Figurino:
Vicentina Guilherme (Mãos Pálidas)

Prêmio Incentivo:
Rodrigo Zovico (Peter Pan), Núcleo de Cultura do Ceprosom

Personagens principais da Via Sacra expressam expectativas



Matheus Gonçalves, como Jesus, e Susi Beck, como Maria, revelam a ansiedade para a estreia da peça




Com apenas 19 anos, Matheus Gonçalves é integrante do “Núcleo Cia. de Teatro” e participa da Via Sacra pela 4ª vez, pelo segundo ano consecutivo como Jesus Cristo. Gonçalves, que está envolvido com as artes cênicas há 10 anos, vive de produções culturais. “Além de uma grande paixão, o teatro é minha profissão”, diz. O ator precisou emagrecer sete quilos para interpretar a personagem, além de se dedicar intensamente aos ensaios da Via Sacra.

Para Gonçalves, é gratificante e compensador ser selecionado para o papel de Jesus novamente. “Apesar de ser a segunda vez que faço a personagem, o compromisso e a seriedade permanecem fortes como no ano passado. A responsabilidade é grande, e a emoção de interpretar o Salvador na Via Sacra se repete como se fosse a primeira vez”, confessa. As famosas encenações da “Paixão de Cristo” de Santana do Parnaíba, interior de São Paulo, e da cidade teatro Nova Jerusalém, localizada a 180 km do Recife, capital pernambucana, são alguns dos espelhos do jovem ator na construção da personagem.

A ressurreição de Lázaro, a cura da mulher do fluxo de sangue e a passagem da filha de Jairo são alguns dos emocionantes milagres de Cristo que estão no enredo. Gonçalves conta que outra cena marcante será a ressurreição de Jesus. Para ilustrar a ascensão de Cristo aos céus, o ator será levantado a 5 metros de altura por uma empilhadeira. “Apesar de ser uma cena elaborada, estou tentando manter a tranquilidade”, diz.

Alegria e sofrimento de Maria

Além de atrair atores experientes de Limeira e região que desejam entrar em seu elenco, a Via Sacra representa também uma oportunidade de aprendizado para os que nunca tiveram contato anterior com as artes cênicas. É o caso de Susi Beck, de 39 anos. Em 2003, Susi, incentivada pelas filhas Airine e Bianca, que já eram do elenco, ingressou na Via Sacra, e desde então não saiu mais. “Costumo dizer que a Via Sacra foi a minha escola”, diz ela. Hoje, Susi atua também nos grupos de teatro “Ponta de Areia” e “Levitar”.

Toda família de Susi está envolvida com a maior história de todos os tempos contada pelo povo de Limeira. Trabalhando na área de informática, Susi se organiza para conciliar os compromissos com os ensaios. A dedicação e talento da atriz, que participa da Via Sacra pela nona vez, renderam-lhe o papel de Maria em 2009, que interpreta a mãe de Cristo novamente nesta edição.

Susi conta que deseja passar ao público toda a emoção da personagem, desde a felicidade por ser escolhida como a mãe de Jesus, até a dor de ter que deixá-lo morrer para que o mundo seja salvo. “Já estamos às vésperas das apresentações e a alegria e a ansiedade já tomam conta de mim. Com toda essa emoção vem a responsabilidade de conseguir transmitir ao público essa mensagem de amor e paz”, confessa.

A “Via Sacra – 21 anos de Paixão” mostrará os últimos momentos da vida de Jesus Cristo antes de sua crucificação. Novas cenas, figurinos e coreografias prometem emocionar o público. A realização é da Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria da Cultura, e acontece de 21 a 23 de abril no Parque Cidade (ao lado do Ginásio Vô Lucato), a partir das 20h. A entrada é gratuita.



Dança-teatro dentro da programação da Mostra

Após estreia com grande estilo, com a presença da São Paulo Companhia de Dança (SPCD), agora, brilham no palco do Teatro Vitória, talentos limeirenses da área de dança, dentro da 1ª Mostra Municipal de Dança. E, nesta quinta, 28, às 20h, a Cia Núcleo de Teatro apresenta o espetáculo “África – A Origem de Todos Nós”. A realização é da Prefeitura, através da Secretaria da Cultura, e a entrada é franca.



O espetáculo, baseado no poema de Castro Alves “Um Índio”, apresenta no palco do teatro um conjunto de sons, movimentos e imagens, que narra a saga e a transformação de um povo na luta pela liberdade e vida. A direção é assinada por Jonatas Noguel.



Não haverá retirada de ingressos antecipadamente, mas sim senhas de acesso ao Vitória, de acordo com a ordem de chegada, a partir das 19h. Mais informações, no telefone do Departamento de Projetos Culturais, da Secretaria da Cultura, (19) 3451 0502.

"Inovador"















Cia Núcleo de Teatro trouxe o espetáculo de dança-teatro “África – A Origem de Todos Nós”, na quinta-feira, 28, dentro da Mostra.



Já conhecida por seus trabalhos na área das artes cênicas, a companhia inovou e apresentou uma proposta de dança contemporânea, com toques teatrais. Detalhes plásticos deram a harmonia perfeita para a apresentação, que contou com trilha sonora com músicas infantis, como “Samba Lê Lê”, “Escravos de Jó”, e outras, além de poesias de Castro Alves, interpretadas por Maria Bethânia.



Cia Núcleo de Teatro já ganhou algumas mostras de teatro, com espetáculos intimistas, conquistando a plateia. Jonatas Noguel, diretor do grupo, tem um trabalho interessante com a iluminação e as projeções cênicas, que dão a ele uma identidade particular em suas produções. A ousadia de preparar uma apresentação na área de dança, especialmente para a mostra, confirma o objetivo do evento, que é o de revelar novos talentos da área e abrir espaço às produções de dança existentes em Limeira.





“Fiquei contente em ver um trabalho de uma companhia teatral, já reconhecida, inclusive, dentro da programação da Mostra de Dança, isso confirma que esse projeto fomenta, também, novas produções”, disse Farid.






Imagens da apresentação de “África”. Créditos – Pedro Drago.





Ronald Gonçales

Chefe do Setor de Música e de Dança

Departamento de Projetos Culturais

Prefeitura de Limeira/SP

Secretaria Municipal da Cultura

(19) 3451.0502

culturalimeira@yahoo.com.br

www.culturalimeira.blogspot.com

www.twitter.com/culturalimeira

“MÃOS PÁLIDAS” – NÚCLEO CIA. DE TEATRO – LMEIRA/SP

A obra que é baseada em poemas de Carlos Drummond de Andrade relata a história de uma família em que uma mãe e quatro filhas agourentas têm um segredo, uma obsessão. Além de passar para o público o “eu” do ser humano todo distorcido, no qual envolve amor, ódio, vingança e a vida nua e crua, retratada pelos mais belos versos de um poeta imortal, onde o enredo se confunde com a trama e a poesia. A peça foi a vencedora da 6° edição da Mostra Municipal de Teatro e com isso ganhou o direito de participar do VI Festival Nacional de Teatro representando Limeira.

Comédia “As Perigosas” hoje no Teatro Vitória

A comédia “As Perigosas”, do núcleo Cia de Teatro ,será apresentada nesta sexta-feira, dia 14 de Maio, às 20h. O grupo participa há cinco anos do movimento cultural da cidade, com diversas montagens de espetáculos adultos e infantis, premiados em vários festivais municipais e regionais. A peça tem direção de Jonathas Noguel, em parceria com a Secretaria da Cultura.

Trata-se de uma uma comédia, que conta de forma descontraída a história de três irmãs: Sharon, Sheila e Shirley. As três vivem intensamente em busca de suas realizações profissionais, financeiras e amorosas. Na peça, há cenas hilárias de humor físico e verbal. As personagens são interpretadas por homens, com o propósito de reforçar ainda mais o humor do teatro em sua essência, onde os atores transformam a atmosfera familiar em um espetáculo dinâmico, moderno e divertido.

De uma forma cômica, mas reflexiva, “As Perigosas” traz ao palco relações humanas do dia-dia, com uma linguagem fácil ao publico, satirizando situações diversas presentes na sociedade atual. Aborda questões familiares, trabalhando valores como respeito, preconceito, igualdade e tolerância, em aproximadamente 50 minutos de duração.

Os ingressos já estão sendo vendidos na bilheteria do Teatro, por R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia-entada). A classificação indicativa do espetáculo é de 14 anos. Mais informações podem ser obtidas no Teatro Vitória, através do telefone (19)3451.6679.

Mostra municipal inova com teatro de rua e infantil

Vereador Farid Zaine e atriz Valéria Espinhara conversam com os grupos de teatro
A Prefeitura de Limeira e Secretaria Municipal da Cultura promoverão de 31 de julho a 8 de agosto de 2010, a Mostra de Teatro de Limeira 2010. A novidade na sexta edição é a abertura para espetáculos de rua e infantis. A mostra dará direito a uma vaga no Festival Nacional de Teatro, que ocorrerá em setembro, também em Limeira.

A Mostra de Teatro tem por objetivo promover o intercâmbio entre os grupos da cidade e o público, além de destacar e divulgar novos talentos, valorizar as artes cênicas e incentivar as manifestações culturais. Grupo da cidade é aquele que possui 50% dos atores residentes em Limeira.

A sexta edição da mostra municipal foi apresentada nesta quarta-feira, 7 de julho, pelo secretário da Cultura, Adalberto Mansur, e pelo vereador Farid Zaine, idealizador do projeto. Estavam no Teatro Vitória representantes de grupos locais, incluindo o Núcleo Cia. de Teatro, que venceu a mostra e o festival no ano passado com “Púrpura”.

Para Mansur, as inovações garantem maior possibilidade de integração entre artistas e público. “Após o final de cada peça, o grupo participa de um debate com os jurados. Esse debate melhora a qualidade dos espetáculos produzidos por limeirenses, beneficiando também o público”, disse o secretário.

Mansur destacou ainda o fato de os espetáculos de abertura, no dia 31 de julho, e encerramento, em 8 de agosto, serem baseados em textos clássicos da literatura, como dos escritores Guimarães Rosa e Aluisio de Azevedo.

Já Farid lembrou que o crescimento das artes cênicas em Limeira desde a criação da mostra e do festival. “Os grupos se motivam diante de desafios como esses. Hoje há espetáculos produzidos em Limeira que são apresentados em espaços nobres de São Paulo”, afirmou.

As inscrições vão até 15 de julho por meio da ficha da Mostra, enviada ou entregue no Teatro Vitória. Os grupos poderão inscrever um espetáculo por categoria (Teatro Adulto, de Rua e Infantil).

A Comissão Organizadora da Mostra nomeará uma comissão para selecionar, dentre os inscritos, aqueles que participarão da Mostra. Ficam a cargo da Comissão de Seleção os critérios de escolha dos espetáculos. A divulgação das peças selecionadas e a confirmação serão feitas até 20 de julho de 2010.

A Comissão de Seleção indicará até sete espetáculos, independentes da categoria. O espetáculo vencedor da Mostra, independente da categoria, será o representante de Limeira no Festival Nacional de Teatro de Limeira.

Um júri definirá as premiações de R$ 1 mil e participação no VI Festival Nacional de Teatro de Limeira para o primeiro colocado; R$ 700 para o segundo lugar e R$ 500,00 para o terceiro colocado. A avaliação envolverá as três categorias em conjunto (adulto, rua e infantil).

Os grupos concorrentes poderão ser premiados nos quesitos técnicos, como melhor direção, ator, atriz e outros. Confira o calendário da mostra.

Programação da VI Mostra Municipal de Teatro de Limeira
Inscrições – Até 15 de julho
Divulgação dos participantes – 20 de julho.
Espetáculo de abertura – dia 31 de julho, às 20h, no Teatro Vitória, “O Cortiço”, baseado na obra literária de Aluísio de Azevedo, com interpretação do grupo “D’Rock Companhia de Teatro”, de São Paulo. Classificação indicativa 14 anos. Entrada Franca.
De 1º a 7 de agosto – apresentação dos espetáculos classificados. Locais: Teatro Vitória e praças da cidade. Ingresso a R$ 2,00 por dia. Classificação indicativa: ver em cada espetáculo.
Dia 8 de agosto – 20h, Teatro Vitória. Encerramento com cerimônia de premiação e apresentação do espetáculo “A hora e vez de Augusto Matraga”, livre adaptação do conto homônimo de Guimarães Rosa, pelo grupo Núcleo de Vivência Teatral, com direção de Daniel Martins. Classificação indicativa: 9 anos. Entrada franca.

Mostra de Teatro tem peça inspirada em Drummond

Já na sexta-feira, dia 6 de agosto, às 20h, será apresentado o espetáculo “Mãos Pálidas”. Encenada pelo Núcleo Cia. de Teatro, a peça foi inspirada nos poemas de Carlos Drummond de Andrade. Ela relata a história de uma família, que tem um segredo, entre uma mãe e sete filhas agourentas.

A Cor Púrpura


Espetáculo baseado em livro de Alice Walker homenageia mulheres


Montagem cênica que valoriza a alma da mulher num cenário traçado pela luta feminina por respeito e liberdade nos anos 30, “Púrpura”, será apresentada no Teatro Vitória, integrada às comemorações de homenagem à Semana da Mulher, nesta quarta-feira, 10, às 20h, através de uma parceria entre a Câmara de Limeira, por meio da comissão da Semana da Mulher, e Secretaria da Cultura. Integram a referida comissão os vereadores Nilce Segalla (PTB), José Farid Zaine, Carlinhos Silva (ambos do PDT), Mário Botion e Antonio Braz do Nascimento – Piuí (ambos do PR).

“Púrpura” traz fragmentos do livro “A Cor Púrpura”, de Alice Walker, que conta a relação intensa de amor entre as irmãs Celie e Nettie. No ápice da sua solidão, Celie compartilha sua tristeza em cartas – sendo essa a única forma de manter a sanidade em um mundo onde poucos a ouvem – até as mesmas serem descobertas pela cantora de blues, Shug Avery, que até então era rival de Celie, já que mantinha relações com Albert, seu marido, que trata Celie como escrava. Elas se tornam grandes amigas e confidentes, trazendo surpresas para a história.

“Púrpura” é interpretado pelo “Núcleo Cia. de Teatro”, com direção de Jonatas Noguel. No elenco estão Kharem Karoline, Matheus Gonçalves, Lucas Sequinato e Jéssica Sousa. O espetáculo venceu a 5ª edição do Festival Nacional de Teatro de Limeira, realizado em 2009.

O ingresso é um litro de leite, que será doado ao Fundo Social de Solidariedade. Outras informações podem ser obtidas nos telefones do Teatro Vitória, (19) 3451 2675 e 3451 6679.

Saiba mais sobre Alice Walker

Alice Malsenior Walker (Eatonton, Georgia, 9 de fevereiro de 1944) é uma escritora estado-unidense e feminista. Filha de agricultores, ela perdeu a visão de um dos olhos aos 8 anos de idade, num acidente. Graças à sua dedicação, Alice Walker conseguiu sucessivas bolsas de estudos, graduando-se em artes pelo Sarah Lawrence College, em 1965. Walker iniciou sua carreira de escritora com Once, um volume de poesias, e alcançou fama mundial com A Cor Púrpura.

O romance A Cor Púrpura foi premiado com o Prémio Pulitzer, e deu origem a um dos mais belos filmes de Steven Spielberg, com a atriz Whoopi Goldberg no papel principal. Na obra, a personagem escreve cartas a Deus e à irmã desaparecida. Com sensibilidade e talento, Walker mostra representações de uma mulher negra sulista quase analfabeta, que vive em uma realidade dura de pobreza, opressão e desamor.

Walker sempre foi uma ativista pelos direitos dos negros e das mulheres, destacando-se na luta contra o apartheid e contra a mutilação genital feminina em países africanos.
Em 1984, fundou sua própria editora, a Wild Trees Press.
Fonte: Wikipédia

CRÉDITOS:
Ronald Gonçales
Assessoria Parlamentar do Vereador Farid Zaine (PDT)
Telefone: (19) 3404 7550
Celular: (19) 8138 6093

PROGRAMAÇÃO CULTURAL – SETEMBRO 2010*




Teatro: “MÃOS PÁLIDAS” - NÚCLEO CIA. DE TEATRO

Terça-feira, 14 de Setembro às 21h30 – Teatro Vitória

Peça inspirada nos poemas de Carlos Drummond de Andrade que relata a história de uma família com um segredo entre uma mãe e sete filhas agourentas. O espetáculo, apresentado pelo Núcleo Cia. De Teatro, foi vencedor da 6.a Mostra Municipal de Teatro e representará Limeira no Festival Nacional de Teatro. O evento faz parte da programação do “Vira Virou Limeira” em comemoração ao aniversário da cidade. Realização da Prefeitura de Limeira por meio da Secretaria de Turismo e Eventos, em parceria com a Secretaria da Cultura.

Entrada Franca

Classificação Indicativa: 16 anos.